A iniciativa “O Direito vai à Aldeia: conhecer para defender” (kàgaw ze’egatu haw inuromo teko haw rehe har oho taw pe tentehar heko haw pe kury: purukwaw paw zemu kàgaw rehe) será realizada no dia 18 de outubro de 2025, com material informativo traduzido para a língua Tentehar-Guajajara por professores indígenas e ampla participação de lideranças locais
A Faculdade UNICENTROMA, por meio de discentes do curso de Direito (Turma 2025.1), realizará no próximo dia 18 de outubro uma ação de extensão voltada à comunidade indígena da Aldeia Colônia, do povo Tentehar-Guajajara, no município de Barra do Corda (MA). O projeto, intitulado “O Direito vai à Aldeia: conhecer para defender” (em Tentehar-Guajajara: (kàgaw ze’egatu haw inuromo teko haw rehe har oho taw pe tentehar heko haw pe kury: purukwaw paw zemu kàgaw rehe), tem como objetivo promover o empoderamento jurídico dos povos originários por meio da divulgação de seus direitos constitucionais e internacionais.
A atividade contará com uma palestra educativa, conduzida pelos estudantes de Direito, sob a Orientação do Prof. Lucas Gonçalves Alencar, que abordará os cinco principais direitos indígenas: registro civil na língua materna, direito às terras tradicionalmente ocupadas, respeito à cultura e aos costumes, educação escolar diferenciada e o direito à consulta prévia, livre e informada. Todo o conteúdo também estará disponível em material impresso e digital bilíngue (Português e Tentehar-Guajajara), assegurando que a informação seja acessível e culturalmente relevante.
Destaque para a essencial e necessária participação de lideranças e tradutores indígenas em todas as etapas do projeto, como Lázaro Pereira da Silva Guajajara (Aldeia Colônia, Liderança e professor indígena, responsável pela tradução Português-Tentehar-Guajajara), Tiago Pereira da Silva (Cacique da aldeia Colônia), Arquileuzinho (Vice-cacique da aldeia Colônia), Alfoncio Pereira da Silva (Liderança), Siloide Fernandes (Liderança e Gestor Escolar) e Melquias Cabral Guajajara (Aldeia Pé de Galinha, revisor).
A ação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente com a promoção da Paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16) e a redução das desigualdades (ODS 10). Além disso, busca transformar direitos formais em instrumentos reais de defesa, especialmente em um contexto em que violações e violências contra povos indígenas ainda são frequentes.
Serviço:
- O quê: Ação de extensão “O Direito vai à Aldeia: conhecer para defender”.
- Onde: Aldeia Colônia, povo Tentehar-Guajajara, Barra do Corda (MA).
- Quando: 18 de outubro de 2025, a partir das 8h30.
A Faculdade UNICENTROMA reafirma, com iniciativas como esta, seu compromisso com a transformação social e a produção de conhecimento que dialogue com as necessidades das comunidades.