Estudantes de Direito promovem diálogo sobre racismo nas escolas com projeto de extensão e revista digital

Nos dias 26 e 27 de maio, estudantes do 1º período de Direito da Faculdade UNICENTROMA estiveram no Centro de Ensino Ardalião Américo Pires para apresentar o projeto de extensão “Discriminação na Escola: Entre o Saber e o Compreender”. A ação alcançou cinco turmas do ensino médio e teve como objetivo divulgar a revista didática do projeto e promover um diálogo direto sobre o racismo no ambiente escolar.

Sem tomar muito tempo das aulas, os estudantes explicaram a proposta do projeto e da revista, discutindo como o racismo estrutural ainda aparece nas escolas — seja pela falta de representatividade no conteúdo das aulas, seja por situações do cotidiano marcadas por preconceito e exclusão.

Durante a conversa, foram apresentadas leis fundamentais: o Art. 5º, XLII da Constituição, que reconhece o racismo como crime inafiançável; os Artigos 231 e 232, que garantem os direitos dos povos indígenas; a Lei 7.716/1989, que define crimes de discriminação; além das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Também foram mencionados o Estatuto da Igualdade Racial, o ECA e o Estatuto do Índio, reforçando que o combate ao racismo está previsto em lei — mas precisa sair do papel.

O grupo também citou, de forma breve, ideias da professora Nilma Lino Gomes e da pesquisadora Petronilha Gonçalves e Silva, que defendem mudanças reais nos currículos escolares, para incluir de verdade as vozes e saberes de povos negros e indígenas.

Ao fim, foi apresentado um guia prático com orientações sobre como agir diante de situações de racismo na escola, com base na lei e na escuta acolhedora. A revista é digital e está disponível para leitura no perfil oficial do projeto no Instagram: @dre.entreosabereocompreender.

O grupo agradece à gestora Iusa Biblio de Souza Arruda e à professora Jaira Nascimento, da disciplina de Português e Protagonismo, pela recepção e apoio na realização da atividade.

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