No dia 08 de maio, um grupo de alunos do 1° período do curso de Direito da Faculdade Unicentroma, realizaram uma palestra sobre DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR para alunos e educadores da Escola de Ensino Educacional Complexo.
A ação, organizada pelo projeto de extensão universitária intitulada de “Cores na educação – descolonizando a escola”, discutiu mecanismos legais de proteção e a importância da educação antirracista.
Durante o encontro, os acadêmicos apresentaram casos práticos, explicaram Leis como a 7.716/1989 (Lei de Racismo), Lei 11.645/2008. Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira e indígena; Constituição federal: ART. 5° Todos são iguais perante a lei; Além disso, foram discutidos casos práticos e formas de identificar e denunciar situações de preconceito no cotidiano escolar, e incentivaram um debate sobre o papel da comunidade escolar na promoção da igualdade.
“Queremos mostrar que o Direito não está só nos livros – ele pode e deve ser instrumento de transformação social, desde o primeiro período da faculdade”.
O grupo planeja novas visitas a outras instituições de ensino e já prepara materiais informativos para distribuição, e tem como objetivo promover ações de extensão que aproximem o conhecimento jurídico da comunidade, com foco em temas como direitos humanos, igualdade racial e justiça social.
Por: Gyzelle, Gustavo, Maria Gabrielly, Izadora, Kaliana, Marcos, Naiara, Paulo e Shais.
