Alunos do 1º período de Direito da Unicentro promoveram, nesta terça-feira (13), uma roda de conversa com representantes indígena e negro como parte do projeto de extensão “Direito, Educação e Relações Étnico-Raciais em Jogo”, realizado no IFMA-Campus Barra do Corda desde abril deste ano.
O evento contou com a participação de Carlos Magno Durans Serra, conhecido como Durans, e Kaio Pompeu, indígena da aldeia Cachoeira Grande (Terra Indígena Cana Brava). Mediados pelos acadêmicos de Direito, os convidados discutiram com estudantes do ensino médio temas como a história de resistência das comunidades locais, o impacto de políticas públicas, os desafios no acesso à educação, território e justiça, além do papel da escola no combate ao racismo e na valorização cultural.
A ação teve como objetivo aproximar os alunos do 3º ano do ensino médio do IFMA – público-alvo do projeto – de lideranças indígenas e negras da região, ampliando a compreensão sobre suas realidades, lutas e direitos. A iniciativa busca fomentar o diálogo intercultural e fortalecer a discussão sobre equidade étnico-racial no ambiente educacional.
O projeto de extensão segue com atividades até o final do mês de maio, integrando debates acadêmicos e vivências comunitárias.

