Visita técnica de acadêmicos de Psicologia da Unicentroma reflete sobre masculinidades e encarceramento

Os acadêmicos do 6º período do curso de Psicologia da Unicentroma em Barra do Corda participaram de uma visita técnica à unidade prisional do município, como parte das atividades práticas da disciplina de Extensão. A ação integra o projeto criado pelo grupo intitulado “Masculinidades e Encarceramento: impactos psicossociais do sistema prisional sobre os homens”, que visa promover uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre os efeitos psicossociais da privação de liberdade, com foco nas construções sociais de masculinidade no contexto do encarceramento.

A atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade de vivenciar, na prática, os temas discutidos em sala de aula, como a estrutura do sistema de justiça criminal brasileiro, os desafios éticos da atuação profissional nesse contexto e a importância da escuta qualificada e da defesa dos direitos humanos.

Outros grupos abordarão diferentes públicos impactados pelo sistema de justiça: policiais, vítimas e seus familiares, apenados em geral e suas famílias. Todos os projetos foram desenvolvidos em consonância com os fundamentos teóricos da disciplina e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles voltados à promoção da paz, justiça social e redução das desigualdades.

A ação reafirma o compromisso da formação em Psicologia com a transformação social, a ética profissional e o respeito à dignidade humana.

Mais Lidas

Veja também