Os alunos do 3º Período A e B, orientados pelo professor Esp. Lucas Gonçalves, na disciplina de Extensão, realizaram um ciclo de diálogos sobre o eixo temático da educação indígena. Durante as discussões, foram abordados diversos aspectos importantes desse contexto, com o objetivo de promover a conscientização e o respeito pelas culturas indígenas e suas práticas educacionais.
Entre os temas discutidos, destacaram-se a história e a cultura indígena, a diversidade das línguas e etnias, o processo de escolarização nas comunidades indígenas, os desafios enfrentados pela educação indígena, como a desvalorização da identidade cultural e a dificuldade de acesso à educação de qualidade, além das políticas públicas voltadas para a inclusão indígena na educação. Outro tema de relevância abordado foi a importância da preservação do conhecimento tradicional e a educação indígena no contexto da atualidade, refletindo sobre como essas práticas podem ser incorporadas ao currículo escolar de forma a respeitar a pluralidade cultural.
O público-alvo dessa ação foram os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Barra do Corda, com o objetivo de ampliar a compreensão dos alunos sobre a importância da educação indígena e suas contribuições para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural. Esses diálogos foram fundamentais para a construção de uma visão mais ampla e reflexiva sobre a diversidade cultural e educacional do Brasil.







